jump to navigation

Diário de bordo – viagem Amazônia agosto 11, 2010

Posted by christietristao in Uncategorized.
trackback

Tudo o que se constrói aos poucos tem mais consistência e força. Há cinco anos atrás o Senhor incendiou o me coração para trabalhar com os povos ribeirinhos, através de um testemunho de um dos alunos da Escola Adorando. Desde então, venho orando e esperando a porta de Deus para de fato ir e cumprir o Seu chamado na minha vida. Com muita alegria e gratidão, eu gostaria de compartilhar com você uma das experiências mais marcantes que tive na minha caminhada com o Senhor nestes últimos dias.

A palavra do Senhor nos sustenta, alimenta e conduz. Gostaria de iniciar este relato com um versículo que ficou latente em minha mente e coração durante os dias em que vivi esta experiência.Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.”Ec 11:1

Conheci o pessoal do ministério Ray of Hope há aproximadamente três anos atrás, de uma forma muito interessante e inesperada. Sempre que eles compartilhavam dos projetos e frutos eu pensava comigo mesma: “um dia quero ir pessoalmente e ver tudo isso de fato.” Enfim, chegara o momento de ir e então vieram as confirmações de Deus, a porta se abriu e saímos de BH eu e meu esposo, com muita expectativa em Deus, certos de que um tempo novo estaria por vir. É interessante que, por mais que temos grandes expectativas, o nosso Deus sempre nos surpreende e nos conduz à uma porção sempre maior do que a esperada. Confesso que fui com um pouco de medo do que iria enfrentar principalmente fisicamente.rsrsrs. Porém fui apegada à graça ,direção e  à palavra de Deus e ciente de que, Deus nos chama e capacita.

Chegamos em Manaus por volta das duas horas da tarde do dia quatro de Agosto. Fomos muito bem recebidos pela equipe e logo conduzidos para um hotel onde ficamos hospedados por dois dias, esperando o restante da equipe que viria da Inglaterra. Nestes dias aproveitamos para descansar um pouco e nos familiarizar com o clima também. Dia seis de Agosto entramos nos barco e partimos para uma jornada que durou três dias navegando no Rio Negro, e que com certeza, mudou a nossa vida.

1o dia – Embarcamos no Rio Negro e fomos em direção ao encontro das águas (Rio Negro e Solimões), a princípio vimos ainda muitos outros barcos, mercados flutuantes, uma grande ponte que está ainda em construção com a extensão de sete quilômetros e então fizemos uma pequena parada para abastecimento. Fomos muito bem recebidos pelo pessoal do posto flutuante, nos ofereceram café com pão, interessante né? Partimos então para o Rio Solimões e logo em seguida encontramos com uma irmã (Maria do Rosário), moradora de uma casinha flutuante. Essa irmã é viúva tem cinco filhos, cristã convertida, cheia de Deus. Fui impactada com a alegria e o sorriso dela mesmo tendo tão pouco, mas com certeza tem o maior tesouro JESUS.

Deixamos ali algum alimento, oramos pela família e partimos para uma visita a Ilha do Baxiú. Chegando lá vimos escola construída pelo Ray of Hope e uma turma grande de crianças nos aguardavam acompanhados pelo professor, fomos recebidos com muita alegria. Tivemos um tempo muito especial de louvor com as crianças,eles tiveram a oportunidade de apresentar canções, o professor leu um texto bíblico, o pessoal do Ray of Hope trouxe uma palavra de encorajamento para eles, ministrei duas canções. Depois desta programação, distribuímos maçã (eles gostam muito) e também umas lembrancinhas. Além da construção de escolas o ministério Ray of Hope tem feito um trabalho de evangelização maravilhoso.

De volta ao barco, partimos para o Lago do Cacau aproximadamente duas horas e meia de viagem Rio adentro. Mais uma visita a uma uma comunidade muito preciosa. É impressionante como que uma escola faz diferença na vida de toda uma comunidade. Tivemos ali também uma reunião com os alunos e algumas famílias. Tempo de louvor, gratidão e encorajamento.

De volta ao barco já anoitecendo, viajamos mais uma hora e meia e estacionamos na Praia da Itapuranga para o jantar. Tempo de comunhão da equipe.


Fim do primeiro dia, hora de voltar para o barco e dormir na rede (bom demais).

2o dia – Nosso despertador foi o nascer do sol, puxa que privilégio abençoado. Tomamos o café da manhã no barco (o melhor de tudo foi a tapioca com queijo coalho, hum!!!). Mais um tempinho de viagem e chegamos ao Centro Ray of Hope na terra da Paz. Este centro está em construção e tem como objetivo acomodar equipes para o serviço das comunidades ribeirinhas, tais como, médicos, missionários, dentistas, pastores e também promover cursos profissionalizantes para as mesmas. É um prédio com quartos, salas e um grande salão para reuniões. (Estamos planejando para o ano que vem fazer um seminário Adorando neste local).

De volta ao barco e subindo o Rio, mais uma hora de viagem e chegamos a comunidade Chita. Um encontro com crianças da comunidade, a equipe fez um teatro de fantoches, pintura no rosto, entrega de lembrancinhas e também servimos um almoço para as crianças e mães ali presentes. Tivemos também um tempo de oração com as mães. Segundo relato da equipe, esta comunidade era muito fechada e já faz algum tempo que tem se desenvolvido um relacionamento com eles. Fomos muito bem recebidos, e com certeza eles precisam de muita oração, para que haja salvação naquele lugar.

Mais duas horas de viagem rio acima e chegamos a comunidade São Tomé.O líder da comunidade é um cacique convertido, cheio do poder de Deus.Eles eram uma comunidade indígena muito fechada a influencia do homem branco, por causa de tantas promessas não cumpridas com eles. Mas graças a Deus se abriram para o pessoal do projeto e ouviram a mensagem do evangelho e se converteram. Tivemos um tempo mito especial com eles de louvor e alguns tiveram a oportunidade de contar testemunhos maravilhosos. Tive ali uma experiência muito marcante, e Deus falou comigo a respeito do poder e simplicidade do evangelho. Foi maravilhoso ouvir testemunhos tão simples e ao mesmo tempo profundos. Encontrei uma menina muito linda, a Ana Rita, que tem o sonho de ser tecladista e tem uma voz muito linda! Deus levanta pessoas em todos os lugares. Aleluia!!! Deixamos também ali um oferta de um violão que levamos doado por um aluno da Escola Adorando em Janeiro. O pessoal estava orando por um violão pois o que eles usavam era emprestado. O nosso Deus responde as nossas orações. Ficamos ali um pouco mais e tive a oportunidade de ouvir alguns testemunhos de libertação muito impactantes.

Saindo desta comunidade depois de muita benção, tivemos a oportunidade de nadar no rio para refrescar um pouco, veja bem!!! Tivemos um jantar muito especial no barco e logo apos saímos para focagem de Jacaré. Numa lancha bem menor que o barco (rsrsrs) a noite com uma lanterna fomos rio adentro em busca de ver os jacarés, orei tanto que todos os jacarés que vimos se esconderam. Aleluia! Rsrsrs  O céu estava estrelado naquela noite e foi maravilhoso também ouvir o som da mata na noite. Fim do segundo dia, um pedaço do meu coração já estava arraigado ali.

3o dia – Acordamos bem cedo neste dia logo apos o café da manhã chegamos a Comunidade do Apuaú, onde vislumbramos uma linda plantação de pimentões. Imagine só no meio da mata uma plantação destas!!!Esse é um outro projeto de ajuda a comunidade, com o desenvolvimento de cultivo dos pimentões. Antes deste projeto essa comunidade sobrevivia de fabricação de espetos (o que é proibido agora), muito pobres, mas depois do projeto dos pimentões muita coisa mudou. Esse projeto esta sendo desenvolvido em parceria com um Engenheiro Agrônomo que mora lá, e está ensinando as técnicas e acompanhando a evolução do cultivo. A idéia é levar este projeto para outras comunidades.

De volta ao barco já descendo o rio após quarenta minutos de viagem chegamos a Vila Sta Isabel. A comunidade estava se preparando para comemoração do dia dos pais e nos receberam com muita alegria. Fomos ver o local da construção da escola, a qual já tem todo o material para sua construção. Depois, tivemos um reunião com as crianças e suas famílias, onde houve louvor, teatro de fantoches e também uma palavra de encorajamento. O líder desta comunidade ainda não é convertido, mas existe um casal de missionários trabalhando com esta comunidade.

De volta ao barco e ainda descendo o rio, duas horas depois chegamos ao Mimpindiaú e na minha opinião esta é a comunidade do louvor. Chegamos e fomos recebidos com muito amor por todos, mais uma vez tivemos uma reunião de louvor e vários jovens louvaram ao Senhor. Fiquei impressionada com o potencial musical das pessoas ali. São convertidos, cheios do poder de Deus e muito talentosos. Oramos por todos e fizemos uma oração específica pelos músicos da comunidade. Provavelmente no ano que vem, o Ray of Hope estará enviando tres jovens desta comunidade para a escola Adorando 2011. Vai ser maravilhoso poder estar com eles durante a escola e ter a oportunidade de semear na vida da comunidade. Nesta comunidade também tem uma escola construída pelo ministério.

Já em clima de despedida da equipe partimos para a última tribo. Nesta comunidade apenas dois jovens são convertidos e um casal já está lendo a bíblia. Passamos ali rapidamente pois a hora já estava avançada e precisávamos pegar o barco para retornar a Manaus.

Final da expedição pra nós, a nossa vida ficou marcada pra sempre. Com certeza um pedaço do nosso coração ficou ali. Estou tentando compartilhar com você um pouco do que vivemos nestes dias, mas com certeza me faltaram palavras para expressar o que tudo isso significou em meu coração..

Somos muito gratos ao Senhor e à equipe do Ray of Hope por esta oportunidade tão especial como essa.

Gostaria de terminar este testemunho com reticências, pois eu sei que foi só um começo.    Sei que a construção de Deus em nós continua, e iremos voltar ali muitas vezes ainda.

Obs:voce que gostaria de conhecer melhor o Ray of Hope acesse :

http://www.rayofhopeamazon.com/aboutUs.htm

Anúncios

Comentários»

1. Mayra - agosto 11, 2010

Ai Jesus!!! Onde Estou???
Por um momento, ao ler esse post, saí dessa cadeira, da frente desse PC, dessa sala gelada com paredes brancas e fui “transportada” para os lugares descritos nesse texto. Viajei de barco, dormi na rede, conheci a irmã Maria do Rosário e outras comunidades. Ôh experiência boa!!! Viajei sem gastar nenhum centavo, a cada palavra, cada foto e´como se meu coração desse pulo de alegria… é tão bom ver o Senhor proporcionando momentos assim àqueles que o amam, àqueles que Ele chama, na verdade nem posso imaginar tudo que vieverem alí naquele lugar, só sei que meu coração, minha alma, minha mente, meu corpo querem passar por experiências desse tipo! Ide por tudo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura Mc 16:15.

christristao - agosto 16, 2010

somos participantes da grande comissão a nós designada por Jesus, e o Senhor está a procura dos disponíveis. Que bom que de alguma maneira o seu coraçào se conectou com aquelas pessoas e aquele lugar.Conto com suas orações. Deus continue te abençoando.

2. Siméia Valverde - agosto 11, 2010

Nossa.. não tem como ler tudo isso e não encher os olhos d’água…

Como é bom ver que o Senhor levanta os seus obreiros seja onde for, para saciar a fome fisica e espiritual, o frio e a sede de tantos que estão famintos e sedentos.

Que o Pai Eterno levante mais dos seus ungidos para essa obra.
Que Ele continue a te abençoar e capacitar.

Paz

christristao - agosto 16, 2010

Ei minha irmã, Deus está convocando Sua igreja para ir e ser a expressão de se filho Jesus, em reposta ao clamor da tantas vidas. Que voce seja um instrumento nas màos do Senhor onde ele te levar. Deus a abençoe. Um abraço.

3. Daniela Marques - agosto 12, 2010

Oi Chis li o diário da viagem a Amazônia e estou simplesmente maravilhada de como Deus age quando vamos de encontro as coisas e pessoas simples dessa vida, com certeza Deus se agrada da simplicidade fico feliz de Deus estar realizando coisas grandes na sua vida e do Nelson. Não sei se vc vai lembrar de mim, sou a Daniela aqui de Betim/MG da Expo Cristã, e estou até hoje encantanda com o trabalho que vcs realizaram aqui. No último dia de vcs aqui o Nelson me deu uns Cds de vcs, já tem mais de um mês que coloquei um deles no carro e estou ouvindo ele até hoje, me sinto tão bem ouvindo suas canções, elas falam muito ao meu coração não consigo mais tirar do carro. Que Deus abençoe a vida de vcs grandiosaaaaaaaaaaaaaaaaaamente.

Um grande abraço

christristao - agosto 16, 2010

Ei minha irmã, os dias em Betim foram benção para todos nós da equipe. Fico feliz que voce gostou do cd. Que o SEnhor continue abençoando sua vida grandemente. Um abraço.

4. Caio Mendonca - agosto 13, 2010

Christie,
sou um big fa seu e do Nelson! Mesmo naum os conhecendo pessoalmente, a naum ser por uma unica vez em SJC-SP em 2002 e virtualmente onde fui membro da comunidade adorando por uns 2 anos, fico sempre acompanhando o site. eu naum sabia do seu blog ate ver sua recente viagem com a missao Ray of Hope. eu ouvi falar dessa missao pelo Cd e livro do CompassionArt. Tenho certeza de vcs foram transformado por essa viagem. obrigado por compartilhar sua experiencia e desejo que o ministerio adorando continue co esse foco de adoracao + missao. Estou na Inglaterra atualmente, comecando a ir numa igreja em Widnes (thefoundry.org.uk) onde eles tb tem projetos sociais e missionarios. Um grande abraco e tudo de bom.

christristao - agosto 16, 2010

Creio que o Evangelho é mais do que discurso e nos alegramos no Senhor por termos tido essa oportunidade tão abençoada. Que o Senhor flua sobre sua vida e conduza os seus caminhos e que voce seja luz e sal onde o Senhor te colocar. Deus o abençoe.

5. dorisorio - agosto 13, 2010

Aleluia!!! Meu coração está cheio de alegria por tudo que Deus tem feito na vida de vcs. Bem, não dá alcançar a dimensão do que esta viagem significou, mas dá pra sentir muito favor de Deus e tb ter a certeza de que realmente foi só o começo. Deus é perfeito!

Um forte abraço!

Doris Rodrigues

christristao - agosto 16, 2010

Ei minha irmã, creio que temos muito chão ainda para percorrer ali, ou água. rsrsrsrs obrigada por escrever. Deus continue abençoando sua vida.

6. Daniela Santos - agosto 16, 2010

Tia Chris, Realmente o Senhor se agrada daqueles que o buscam de coração, e que dedicam sua vida no trabalho da propagação do evangelho seja ele pela arte ou pelo simples estender das mãos em ajuda ao proximo.
Que Deus continue te usando e abençoando seu ministério que tem sido multiplicador e exemplo para muitos de nós!

Um grande abraço para vc e para o Tio Nelson e toda sua Família!

Amo você

christristao - agosto 16, 2010

Valeu por escrever, e obrigada pelas palavras de encorajmento. Precisamos compreender que adoração fica presa às quatro paredes.Deus abençoe sua vida.

7. elessandra - agosto 24, 2010

Graça e paz cris, meu nome é elessandra, sou manauara, e há alguns dias Deus me fez conhecer o trabalho de voces sobre a escola adorando. Consegui me inscrever, mas confesso que o tempo todo pedi direção de Deus para saber se deveria ir ou não, E ELE CONFIRMOU, ALELUIA. Quando li seu diario de bordo desabei em choro, pois em janeiro viajei com um grupo de profissionais de saude para uma localidade (jacarezinho) ps: sou enfermeira para honra e gloria de Jesus, e ali vi o quanto Deus espera por nossa atitude de cumprir o seu ide. Louvo a Deus por sua vida, e sei que nosso Pai está movendo o sobrenatural por nosso povo. Acredito que não há acaso, e se Deus está me levando até ESCOLA ADORANDO, há um projeto, há um proposito, assim como a vinda de voces até aqui.
Amo voces em Cristo Jesus,
Elessandra…

christristao - agosto 25, 2010

Ei minha irmã, suas palavras vieram de encontro ao meu coração. Recebo como mais uma confirmaçào de Deus, realmente parte do meu coraçào está lá. fico muito feliz por tê-la como nossa aluna no ano que vem, espero que seja um tempo de muita edificaçào e crescimento para sua vida. No amor de Cristo. Christie.

8. marcio da silva fernandes - setembro 27, 2010

Paz do Senhor ou graça e paz.

Ficou feliz alegre pela sua visitar e missão que a pastora fez aqui no estado do Amazonas,finalmente Deus compriu sua promessa, estou enviado para a pastora e seu marido um livro que relata a historia de um ribeirinho que hoje e pastor/lide de ministerio de louvor, esse livro tem um testemunho vivo da Gloria de Deus.Fica na Paz que Deus continui usando vc e sua familia poderosamente.marcio da Silva Fernandes – ex-aluno da escola adorando 2007.

christristao - outubro 2, 2010

Olá mue irmão. realmente o nosso tempo aí noAmazonas foi maravilhoso! Estaremos então agaurdando o livro por aqui. Deus continue abençoando sua vida.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: